Eventos em Mossoró

  • Mossoró Cidade Junina

Mossoró Cidade Junina

Em junho, o Rio Grande do Norte realiza um dos maiores eventos juninos do Brasil. Uma festa consagrada que dura o mês inteiro. São shows gratuitos com grandes atrações nacionais, comidas típicas, concursos de sanfoneiros, quadrilhas e muita gente bonita. A estrutura inclui 46.000m2 de área para festa com telões, restaurantes, barracas de comidas típicas, bebidas e artesanatos, arena para festival de quadrilhas, circo do forro pé-de-serra, tenda eletrônica, 5 palcos, 8 atrações musicais por noite e camarotes para 2.000 pessoas.

Festa de Santa Luzia

Evento religioso em homenagem à padroeira da cidade. A fé em Santa Luzia atrai em Dezembro a Mossoró milhares de fiéis. São reunidas mais de 100.000 pessoas em uma procissão pelas ruas da cidade. A parte cultural do evento conta com importantes atrações como o tradicional concurso musical “A mais bela voz” realizado há mais de 30 anos, e o espetáculo teatral “Oratório de Santa Luzia”, que durante todo o período é encenado em frente a Catedral.

  • festa de santa luzia mossoró
  • chuva de bala no pais de mossoró

Chuva de Bala no País de Mossoró

Evento realizado também em junho, como parte do Mossoró Cidade Junina. O espetáculo ao ar livre celebra o espírito libertário dos mossoroenses. A encenação conta a história da resistência ao bando de Lampião, que tentou invadir a cidade em 1927 mas que, encontrando forte defesa organizada pela população, não resistiu. Após horas de combate, se viram encurralados e bateram em retirada. O episódio entrou para a história e Mossoró passou a ser a única cidade que lampião tentou e não conseguiu invadir.
Esta superprodução é inteiramente encenada por artistas locais e ajudou a afirmar Mossoró como uma referencia cultural em todo o nordeste.

Auto da Liberdade

Realizado em Setembro, o Auto da Liberdade é uma das maiores obras da arte cênica já montadas e encenadas ao ar livre no Brasil. Durante anos figurou entre as maiores do mundo, por permitir que quase 2.000 pessoas encenassem em um grandioso palco uma homenagem aos quatro grandes atos libertários da história de Mossoró:

- Motim das Mulheres (1875)
- Libertação dos escravos (1883)
- Resistência ao bando de Lampião (1927)
- Primeiro voto feminino da América Latina (1928)

  • auto da liberdade