Conheça Mossoró

Mossoró está localizada no oeste potiguar, na esquina do continente, entre uma paisagem contrastante de serras do interior e um litoral de beleza única. O sucesso da economia de Mossoró repercute em todo o Brasil. A cidade contribui com 95% da produção de sal marinho, é a maior produtora de petróleo em terra do país além de ser pólo exportador de frutas tropicais. O clima é sempre propício para o turismo, com o sol abençoando a região o ano inteiro.

E este cenário serve de palco para espetáculos teatrais, festivais gastronômicos, encontros religiosos, festas populares, feiras e exposições durante o ano. Esses eventos retratam todo o valor histórico e cultural da cidade. Mossoró atrai cada vez mais e mais turistas em busca de um roteiro diversificado, que mescla cultura e natureza em uma região repleta de grandes experiências.

Cultura

Museu do Petróleo

No interior da Estação das Artes o Museu do Petróleo conta toda a história da exploração do “ouro negro” na região e de como Mossoró foi considerada o Texas do Nordeste. Alem de conhecer mais sobre a Petrobrás, você vai encontrar muitas coisas interessantes: fotos, maquetes, filmes e equipamentos.

Memorial da Resistência

Inaugurado para marcar o aniversário de 80 anos da resistência ao bando de Lampião em 1927, o Memorial presta homenagem aos homens e mulheres que lutaram nesse importante episódio da história de Mossoró. Conta com praça, museu ar livre, galeria, mirante e café.

Museu Histórico Lauro da Escócia

O Museu Lauro Escócia já abrigou uma antiga cadeia pública em Mossoró, criado em 1948 e hoje um dos monumentos pertencentes ao centro cultural de Mossoró; abrange exposições referentes à história de Mossoró, além de documentos históricos, como o Movimento Abolicionista ocorrido no Brasil durante o século XIX, a introdução do voto feminino no Brasil, além da chegada de Lampião a Mossoró em 1927.

Lazer

Praça da Convivência

Um dos principais equipamento do chamado Corredor Cultural, a Praça da Convivência se tornou um dos principais espaços de interação social tanto para residente como para os que visitam a cidade. Reúne diversos bares, restaurantes e lanchonetes de diversos tipos de público e culinária, instalados em prédios que recriam uma típica praça do interior nordestino.

Estação das Artes Elizeu Ventania

Antiga estação ferroviária reformada para oferecer à cidade um centro de preservação da cultura local. No largo da estação se realizam os maiores eventos da cidade como o Auto da Liberdade, Mossoró Cidade Junina e Motocity.

Teatro Dix Huit Rosado

O Teatro Municipal Dix-Huit Rosado foi construído em 2003 pela prefeitura da cidade, em um investimento de mais de seis milhões de reais, em conjunto com a parceria da Petrobras, com capacidade para 740 lugares. Neste teatro, ocorrem diversos tipos de eventos, como danças, assembleias, encenações de peças teatrais, folclore, entre outros. Faz parte do projeto Corredor Cultura.

História

Palácio da Resistência

Antiga residência do prefeito Rodolfo Fernandes, líder da resistência do bando de Lampião, serviu de trincheira contra o ataque do cangaceiro. Tombada por Lei Municipal, hoje abriga a Prefeitura.

Igreja de São Vicente

Serviu de principal trincheira no confronto com o bando de Lampião. Ainda estão presentes nela as marcas de bala da batalha em 1927.

Catedral de Santa Luzia

Templo maior da religiosidade mossoroense, a catedral que homenageia a padroeira dos olhos reúne diariamente fiéis de toda a região.